Uma proposta em análise na Câmara dos Deputados prevê uma mudança ampla na forma de ingresso nas universidades públicas. O texto extingue o vestibular como mecanismo de seleção e estabelece que a conclusão do ensino médio seja suficiente para garantir o acesso ao ensino superior público.
A medida alteraria a relação entre o fim da educação básica e a entrada na universidade. Em vez de disputar um número limitado de vagas em processos seletivos, os concluintes do ensino médio passariam a ter direito de acesso às instituições públicas, segundo a proposta.
O projeto ainda está em tramitação e não modifica, neste momento, as regras usadas pelas universidades para selecionar estudantes. Para entrar em vigor, a iniciativa precisa avançar no processo legislativo da Câmara e ser aprovada nas etapas previstas antes de eventual aplicação.
Vestibular deixaria de ser o filtro de entrada
O ponto central da proposta é retirar do vestibular a função de definir quais estudantes poderão ingressar nas universidades públicas. Atualmente, os processos seletivos são usados para ordenar os candidatos diante da quantidade limitada de vagas oferecidas pelas instituições.
Com o modelo previsto no projeto, a seleção deixaria de funcionar como uma barreira entre o ensino médio e a universidade. A conclusão dessa etapa de ensino passaria a ser o requisito para o acesso, sem que o estudante precisasse vencer uma disputa por vaga em prova específica.
A mudança não se limita à substituição de um exame por outro. O texto propõe alterar a própria lógica de distribuição do acesso ao ensino superior público. A matrícula passaria a ser o instrumento de entrada, enquanto as universidades teriam de organizar sua estrutura para atender ao conjunto de estudantes aptos a ingressar.
Universidades teriam de acomodar todos os concluintes
O projeto prevê que as universidades públicas recebam todos os alunos que concluírem o ensino médio. A proposta, portanto, desloca para as instituições o desafio de compatibilizar a demanda dos estudantes com sua capacidade de atendimento.
Isso envolve reorganizar a oferta de vagas e a estrutura necessária para o funcionamento dos cursos. O texto trata o acesso universal como uma obrigação das universidades, em lugar do modelo baseado na seleção de parte dos candidatos.
A proposta também muda o papel da capacidade institucional no ingresso. Hoje, a quantidade de vagas costuma determinar o número de aprovados em cada processo seletivo. No modelo previsto, a universidade teria de planejar o atendimento de todos os concluintes, em vez de usar a limitação de vagas como justificativa para eliminar candidatos antes da matrícula.
O material de divulgação da proposta não detalha, na informação apresentada, como seria feita a expansão física, orçamentária e administrativa necessária para atender à demanda. Também não especifica a forma de organização dos cursos caso o número de interessados supere a estrutura disponível em determinada instituição.
Conclusão do ensino médio seria o requisito
O critério previsto no projeto é a conclusão do ensino médio. A partir desse marco, o estudante poderia acessar uma universidade pública, sem a exigência de aprovação em vestibular para assegurar a matrícula.
A proposta estabelece, assim, uma continuidade direta entre a educação básica e o ensino superior público. O estudante deixaria de depender de uma etapa adicional de competição para seguir sua trajetória acadêmica.
O texto não deve ser confundido com uma mudança já adotada pelas universidades. As regras atuais continuam valendo enquanto a proposta não concluir sua tramitação e não houver uma norma aprovada que determine a alteração do sistema de ingresso.
O que mudaria no modelo atual
No sistema em vigor, a conclusão do ensino médio habilita o estudante a participar dos processos de seleção, mas não garante uma vaga em universidade pública. O ingresso depende do desempenho obtido no exame ou no processo adotado pela instituição, além da quantidade de vagas e dos critérios estabelecidos para cada curso.
O projeto pretende retirar essa etapa de competição. A universidade não seria mais responsável por escolher, entre os concluintes, apenas aqueles que ocupariam as vagas disponíveis. A instituição teria de receber todos os estudantes que cumprissem o requisito definido pela proposta.
Essa alteração atingiria a organização acadêmica das universidades, a oferta de cursos e o planejamento da infraestrutura. A mudança também afetaria a forma de elaboração dos calendários, de distribuição das turmas e de definição da capacidade de atendimento.
O texto em análise, porém, não apresenta na matéria de divulgação detalhes suficientes sobre o funcionamento operacional do modelo. Não são informados, por exemplo, cronograma de implementação, estimativa de recursos ou etapas para ampliar a estrutura das instituições.
Proposta ainda depende de análise na Câmara
A iniciativa está em fase de análise na Câmara dos Deputados. Isso significa que o conteúdo ainda pode ser discutido e passar por alterações durante a tramitação legislativa.
Enquanto o projeto não for aprovado e transformado em norma aplicável, o vestibular e os demais mecanismos de seleção continuam sendo utilizados pelas universidades públicas conforme as regras atuais.
A tramitação também será o espaço para definir como o acesso universal seria colocado em prática, caso a proposta avance. Entre os pontos que dependem de regulamentação ou detalhamento estão a organização das matrículas, a distribuição dos estudantes, o atendimento em diferentes cursos e a adequação da capacidade das instituições.
O alcance da mudança dependerá, portanto, não apenas da aprovação do princípio de acesso universal, mas também da definição das condições administrativas e financeiras para que as universidades possam receber todos os concluintes do ensino médio.
Debate sobre o acesso ao ensino superior
Ao propor o fim do vestibular, o projeto coloca em discussão o papel da seleção no sistema público de ensino superior. A proposta parte da ideia de que a conclusão do ensino médio deve abrir o caminho para a universidade, sem uma nova disputa para determinar quem poderá se matricular.
O modelo previsto transforma a universidade pública na etapa seguinte da formação dos estudantes que concluírem a educação básica. Em consequência, a principal questão deixa de ser a escolha dos candidatos aprovados e passa a ser a organização das instituições para oferecer atendimento universal.
A discussão permanece restrita ao conteúdo e à tramitação da proposta apresentada na Câmara. Até que haja decisão legislativa, não há mudança nas regras de ingresso nem garantia automática de matrícula para os concluintes do ensino médio.
Fonte: Agência Câmara de Notícias. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil.








